BlogBlogs.Com.Br Moçambique visto daqui!: Uma Aventura na Ponta da Macaneta, parte II

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Uma Aventura na Ponta da Macaneta, parte II

Depois de um mergulho no Indico, e enquanto nos debatíamos com as cascas das ameijoas e dos camarões, vimos uns miúdos a pescar num tradicional barco de pesca moçambicano e... porque não??


A primeira imagem do que seria o nosso próximo meio de transporte

Se este é o rio que nos pode levar ao nosso carro, vamos pedir aos miúdos para nos levarem. Claro que teve de haver uma negociação acerca do custo da nossa viagem, mas depois de fecharmos negócio com eles lá fomos, num barco de pesca tradicional pelas águas calmas do rio Marracuene acima.


Claro que é seguro, até tem um garrafão cortado para tirar a água que vai entrando!!

Os miúdos prometeram que a viagem demoraria 30 minutos, mas os primeiros 20 foram passados a desencalhar o barco de um banco de areia que existe no meio do rio e depois, bem depois veio a nossa surpresa!! Estávamos a andar a bom ritmo, graças a um esforço hercúleo do nosso timoneiro, que não tinha mais de 10 anos mas não deixava mais ninguém pegar nos remos, quando o barco parou na margem!
-"Porque estamos a parar, o que se passa?!?"
-"Esses meninos têm de ir pa casa"
E foi assim que descobrimos que o resto do caminho ia ser feito a pé!


O nosso timoneiro


A tripulação

Começámos por atravessar a camada de lodo coberta por uma fina camada de caranguejos e chegámos ao mato, depois foi sempre a andar mato, praia, lodo, mato, aldeia, mato, linha do comboio, lodo, praia, caranguejos, mato e por fim a vila de Marracuene onde o nosso carro estava estacionado.
Obrigado rapaz (ele explicou o nome, mas em dialecto local e, infelizmente, não percebemos nada) pelas duas enormes bolhas que tenho no calcanhar... Ainda bem que era perto!!!


Uma casa no meio do mato..




3 comentários:

n@zgul disse...

O que é que foste para aí fazer? Trabalhar?!? Belos empregos! ;)

Miguel disse...

Cada um tem o que merece ;)

Anónimo disse...

É verdade sim senhor, mas cada um tambem tem amigos, p'ra proxima levas os teus pois eu pensava que ias trabalhar e ainda não te vi fazer mais nada se não passear, comer e beber.
Abraços