BlogBlogs.Com.Br Moçambique visto daqui!: Ponta do Ouro

terça-feira, 6 de maio de 2008

Ponta do Ouro

Após as 5 horas no "Dakar" chegamos finalmente a Ponta do Ouro. A primeira impressão que tive foi de estar numa vila Sul Africana, uma vez que 95% das pessoas que estavam lá são provenientes daí. Pode-se dizer que Ponta do Ouro é um "playground" para os Sul Africanos. Pode-se fazer surf, Kite Surf, mergulho nos corais, nadar com os golfinhos, andar de moto 4x4, entre outras coisas.




Praia de Ponta do Ouro

Fomos pôr as coisas a casa e fomos logo ver se dava para ir fazer mergulho com botija nos corais. Infelizmente, informaram-nos que era necessário pelo menos 4 horas de aprendizagem mais 2 de mergulho nos corais. Explicamos que tínhamos de apanhar o "chapa" no dia seguinte ao meio-dia, e chegou-se a conclusão que não havia tempo suficiente para fazer. :(
Fomos então ver se dava para ir mergulhar com os golfinhos. Sim, por uns 20€ podia-se ir estar 2 horas a nadar com os golfinhos. Mais uma vez, por azar nosso, o único barco ainda com vagas era no dia seguinte as 11 da manhã e, devido ao horário do chapa, não nos dava tempo para o fazer! :(




Entrada para a escola de mergulho

Já chateados da vida, decidimos alugar uns óculos de mergulho e umas barbatanas e ir mergulhar junto à costa. Assim que mergulhei, ainda com água pelos joelhos, fiquei surpreendido com a visibilidade e com a quantidade de peixes de aquário junto à costa. Ao afastar-me mais um pouco, deparei-me com um gigante cardume compacto mesmo à minha frente. Quando dei por mim, a tentar furar essa muralha de peixes, estava rodeado de peixes, todos a nadar em uníssono. Uma imagem indescritível. Simplesmente Linda. Não deu para nadar com os golfinhos, mas tivemos a oportunidade de nadar no meio de um enorme cardume.

Pedimos desculpas por não termos registos fotográficos, mas as nossas máquinas não são as mais adequadas para o mergulho.

Bem, já estava perto da hora de regressarmos a Maputo, fomos então para o mercado da Ponta do Ouro esperar pelo chapa.


Mercado de Ponta do Ouro

Desta vez não conseguimos apanhar os lugares VIP da Hiace. Fomos então ocupar os melhores lugares disponíveis. Quando a suposta (e digo assim, pois ninguém sabe se 19 passageiros é o limite máximo) capacidade máxima estava atingida, lá seguimos nós a caminho da Catembe. A viagem foi bastante divertida, sempre ao som de Hip-Hop e RnB, que se podia ouvir num raio de 10 km, e a ouvir historias. Só havia duas preocupações para os restantes passageiros da Toyota:

1. Se eu e o Miguel estávamos bem;
2. Se havia sempre cerveja.

A viagem durou 4 horas, e isto porque tivemos de parar diversas vezes para comprar mais cerveja e para libertar o excesso de liquido acumulado na bexiga. Mais uma vez cheguei a conclusão que a Toyota Hiace não é apenas uma carrinha. Também pode ser utilizada como tanque, pois suporta tudo e mais alguma coisa.
Chegada a Catembe, tivemos de apanhar o barco que nos ia levar a Maputo. Ao entrar no barco reparemos na seguinte mensagem que estava escrita nas paredes :

Lotação:

Bom tempo - 24 Passageiros
Mau tempo - 12 Passageiros



Digamos que não nos sentimos propriamente seguros o resto da viagem. ;)


2 comentários:

Anónimo disse...

Não percebo essas coisas de deixar comentários... só há em poucos sitios.. devia haver um debaixo de cada foto. Porcaria de Blog. Parem de comer lagosta e resolvam lá isso sff.

Miguel disse...

Os locais para comentários são debaixo de cada post, não é possivel pôr um debaixo de cada foto. Podes sempre comentar as várias fotos no final do post, a gerência agradece! ;)