BlogBlogs.Com.Br Moçambique visto daqui!: Uma Aventura na Ponta da Macaneta, parte I

terça-feira, 29 de abril de 2008

Uma Aventura na Ponta da Macaneta, parte I

Domingo fomos à Ponta da Macaneta.




Fomos à confiança porque nos disseram que no nosso Corolla rebaixado lá conseguíamos chegar, mas a realidade com que nos deparámos era bem diferente... Para chegar à praia da Ponta da Macaneta há 3 hipóteses:

1) A que estávamos a contar seguir, atravessar com o carro de batelão e seguir depois pela estrada. Esta hipótese revelou-se impossível porque para o batelão só sobem 4x4, pelo que o nosso corolla se sentia bastante constrangido. Então decidimos estacionar o nosso pequeno veiculo e optar pela 2ª hipótese...


A entrada para o Batelão

2) Ir de barco pelo rio até à praia, mas para se fazer a viagem são necessárias 10 pessoas ou alugar o barco. Como apesar de todo o marisco que andamos a comer por aqui ainda não valemos por 10, nem estávamos com vontade de gastar o dinheiro todo a alugar o barco só para nós, esta não era uma opção.

3) Passar o batelão a pé e apanhar o chapa (Toyota Yace do tamanho das normais mas com lotação para 73 pessoas mais bagagens) mas depois de atravessar o rio descobrimos que era domingo e o motorista do chapa tinha ido para a missa!!

Restou-nos então a derradeira hipótese... ir a pé!! Disseram-nos que eram 3,5 kms até à praia e por isso arrancámos, dois branquinhos (ainda mais brancos por causa do protector) sob o abrasador sol africano. Tudo isto até se fazia bem se os 3,5 kms não se transformassem em 9 !! É verdade, fomos enganados por 2 turistas que também estavam enganados!






Fartos de andar de chinelos na areia começámos a pedir boleia. A primeira boleia que apanhámos foi de uma família moçambicana, o normal o pai a mãe, 7 filhos e uns quantos sobrinhos, mas com boa vontade coubemos todos, depois trocámos por um jipe com um casal de sul-africanos e por fim partilhámos a caixa aberta de uma pick-up com mais uns miúdos locais que também não tiveram chapa. E foi assim que, por fim, chegámos à praia da Macaneta ao fim de um par de horas!




Mas depois tivemos que voltar, e como voltar da mesma forma se podia tornar cansativo optámos por vias alternativas... mas isso fica para amanhã ;)

1 comentário:

Anónimo disse...

Lamento desapontá-los, mas vocês foram à Macaneta, e não à Ponta da Macaneta.
Para a Ponta vai-se de barco a partir da Costa do Sol (são cerca de 20 mn), e é um paraíso.
Abraço!