BlogBlogs.Com.Br Moçambique visto daqui!: FINALMENTE!!!

sexta-feira, 28 de março de 2008

FINALMENTE!!!

Ao fim de 5 dias, finalmente tenho acesso a internet! Não, ainda não tratamos da internet da casa, mas espero resolver isso ainda hoje. Só agora é que o cliente me deu um cabinho de rede. :D

Bem, já fomos alugar um carro. Um Toyota Corolla, com mudanças automáticas e rebaixado. O meu medo confirma-se. O trânsito aqui é ao contrário de Portugal, o volante é a direita, tudo no carro é ao contrario… para além disso, aqui vive-se um pouco a anarquia nas estradas. Quero ver quando eu pegar no carro pela primeira vez. Já estou a imaginar, a enfiar-me em sentido contrário, a querer por o pisca para a direita, mas em vez disso ligar o pára-brisas. Vou tentar fazer um filme para terem a noção do caos do que se passa aqui. É verdade, para quem se queixa da carris, vou ter de tirar uma foto aos “autocarros” daqui. São os “chapas”. São Toyotas Hiace, podres, sempre cheias, que mais parecem latas de sardinhas, mas sempre com a sua postura: com a música alta (não vá o gajo que está a 2 quarteirões de distancia não ouvir) e com as jantes gigantes a brilhar. Já para não falar das paragens dos “chapas”, onde não há nada a identificar a paragem. Estes param onde há um aglomerado de gente. Só visto! Quando tiver a oportunidade vou tirar fotografias para terem uma noção do que estou a falar.


(A bomba rebaixada de mudanças automáticas - ainda sem riscos)

O ritmo de trabalho em Moçambique é lentíssimo. É tudo feito com muuuuiiiiiittttttaaaaaa calma. Não há pressas para nada. Confesso que por vezes até a mim me irrita…

Continuando, agora imaginem que estão numa reunião com moçambicanos, e no meio da reunião, alguém decide referir-se a uma expressão de um filme para caracterizar uma situação. E perguntam vocês qual é o filme que estou a falar! Será o “África minha”, “Musica no Coração”…….nada disso. É o BLOOD DIAMOND!!!! Calculo que não devem ter gostado muito, visto que o único comentário feito foi “esse filme foi filmado em Moçambique (tirando as imagens das minas) e é muito, muito pesado”!

Falando agora das refeições, só para vos deixar com alguma água na boca…;)

Pequeno-almoço: papaia, manga, banana, (tudo do dia) e a acompanhar sumo de maracujá (preparado pela empregada – Marta);

Almoço: No clube Naval, com uma vista espectacular, a comer uma posta de peixe-serra (ou de garoupa ou de cherne) gralhado com papaia – o peixe aqui é ÓPTIMO!

Jantar: Gambas com arroz (sim, porque tem mais gambas que arroz!)

A casa só tem um problema. Os vizinhos!!! São barulhentos como tudo! Então não é que ontem decidiram aspirar a casa a meia-noite! Já na noite anterior, um outro vizinho decidiu por a 1 (UMA) musica do Enrique Iglesias em loop contínuo. Ainda consegui ouvir 4 vezes antes de adormecer.

Bem…acabo o texto com a expressão que os moçambicanos utilizam para justificar o que se passa aqui: “TIA: This is Africa!”

5 comentários:

Anónimo disse...

Vejo que estás a gostar da minha terra! Que bom!

Anónimo disse...

Bem te disse que ias estranhar o ritmo de trabalho. Mas isso é só no princípio. Daqui a uns tempos já não te custa nada. Aviso-te desde já que voltar vai ser muito mais difícil do que pensas. Entrar outra vez no nosso ritmo é muito complicado.
Ai que menino! "Os vizinhos fazem barulho!" Vais ver que daqui a uns tempos és tu o problema lá no prédio. Quando começares a dar festas de kizomba em casa :)
Ai que saudades de uma bela posta de peixe serra. Aposto que as gambas devem ser enormes.
Beijinhos

Anónimo disse...

Grande Johny, estou a ver que tas a curtir "maningue".
Na esquina mais em baixo existe o piri-piri, tens de ir lá comer um franguinho e beber umas 2M ou laurentina ;)
Depois se quiseres mais dicas, diz.eheh.

Abraço

Anónimo disse...

Oi!
Como vês, estou atenta..lolol
Já vi que estás um pouco assustado com a circulação automóvel...vais ver que daqui a uns dias já não tens dificuldade.
Beijocas migo..e a cima de tudo aproveita ao máximo!!

Vânia

João disse...

Sim, quando fizer uma festinha de danças africanas, os meus vizinhos vão ver!O mais provável é irem também! :p
Quanto ao restaurante piri-piri, tem um caril de camarão maningue nice! ;)
Só vou começar a conduzir na próxima 6 feira, visto que é quando o meu chefe se vai embora e fico cá sozinho!
Beijinhos e abraços a todos